quinta-feira, 11 de junho de 2015

API - Interface de Programação de Aplicativos

• Conjunto de chamadas de sistema oferecidas por um núcleo, é chamada de API
– API Win32 (Windows)
– POSIX (Unix/Linux)

– API Win32 (Windows)

– APIs do Windows são bibliotecas de vínculo dinâmico (DLLs) que fazem parte do sistema operacional Windows. Você as usa para executar tarefas quando é difícil escrever procedimentos equivalentes de sua preferência. Por exemplo, o Windows fornece uma função chamada FlashWindowEx que permite que você crie a barra de título para um aplicativo alternativo entre tonalidades claras e escuras.

– POSIX (Unix/Linux)

 – Interface Portável entre Sistemas Operacionais) é uma família de normas definidas pelo IEEE e designada formalmente por IEEE 1003, que tem como objetivo garantir a portabilidade do código-fonte de um programa a partir de um sistema operacional que atenda as normas POSIX para outro sistema POSIX, desta forma as regras atuam como uma interface entre sistemas operacionais distintos.

 • Um sistema operacional possui uma grande quantidade de funções na API, que permitem ao programador criar janelas, acessar arquivos, criptografar dados etc.
 • As APIs dos sistemas operacionais costumam ser dissociadas de tarefas mais essenciais, como a manipulação de blocos de memória e acesso a dispositivos. Essas tarefas são atributos do núcleo de sistema e raramente são programáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário