quinta-feira, 11 de junho de 2015

Barramento

Ocorre todas as transferências de dados.
Barramento de endereços – Indica a posição de memória (ou dispositivo) a acessar
Barramento de controle – Indica a operação a efetuar (leitura ou escrita)
Barramento de dados – Transporta a informação indicada entre o processador e a memória ou controlador de dispositivo

MMU

Memory Management Unit (Unidade de Gerência de Memória)
Responsável por analisar cada endereço solicitado pelo processador, validá-los, efetuar conversões de endereçamento necessárias e executar a operação solicitada pelo processador – leitura ou escrita de uma posição de memória.

Memória Secundária

Chamadas de “memórias de armazenamento em massa”, para armazenamento permanente de dados.

Não podem ser endereçadas diretamente, a informação precisa ser carregada em memória principal antes de poder ser tratada
pelo processador.

PRIMÁRIA
“Chamadas de memória real, são memórias que o processador pode endereçar diretamente, sem as quais o computador não pode funcionar.
Estas fornecem geralmente uma ponte para as secundárias, mas a sua função principal é a de conter a informação necessária para o processador num determinado momento; esta informação pode ser, por
exemplo, os programas em execução.



Nesta categoria insere-se a RAM, que é uma memória de semicondutores, volátil, com acesso aleatório, isto é, palavras individuais de memória são acessadas diretamente, utilizando
uma lógica de endereçamento implementada em hardware.


CACHE
Dispositivo de acesso rápido, interno a um sistema, que serve de intermediário entre um operador de um processo e o dispositivo de armazenamento ao qual esse operador acede.



Atualmente há cache em processadores, discos rígidos, sistemas, servidores, nas placa mãe, cluter de bancos de dados, entre outros.
Qualquer dispositivo que requeira do usuário uma solicitação/requisição a algum outro recurso, seja de rede ou local, interno ou externo a essa rede, pode requerer ou possuir
de fábrica o recurso de cache. 

É uma unidade de memória capaz de armazenar n bits. Os registradores estão no topo da hierarquia de memória, sendo assim, são o meio mais rápido e caro de se armazenar um dado. 
Obs: Apesar dos registradores apresentarem um bom desempenho no quesito rapidez, possuem uma capacidade de armazenamento baixíssima comparada a outros circuitos de armazenamento, como é o caso da memória secundária.


Diversos Dispositivos

• Memória secundária
– Discos
– Fitas magnéticas
• Interface usuário-máquina
– Teclados
– Impressoras
• Outros dispositivos
– Placa de vídeo
– Dispositivos USB’s
São acessados através de circuitos específicos denominados controladores


Nenhum comentário:

Postar um comentário